domingo, 6 de novembro de 2011

Il Pagliacci

Il Pagliacci

"...das perdidas ilusões." ( A quem eu quero me enganar?)
Sempre fui uma farsa de mim mesmo;
Grotesca caricatura do que nunca fui;
Tosco arremedo de tudo o que um dia já foi pensado sobre mim;
Sombra taciturna que vagueia em vão;
Títere manipulado por algum palhaço arlequim;
Mascarado que não pode ver a si mesmo;
Projeto de ser humano;
O qual em sua mesmice;
Nada vê além de seu próprio umbigo;
Cego desprovido das habilidades que lhe são facultadas;
Ogro egocêntrico duma triste fábula;
Personagem que não protagoniza nem a própria vida;
Vida que me foge como a areia entre meus dedos;
Oh! Como eu ansiava ao menos ter um pouco de certeza que fosse;
A certeza dos simples;
A que tem, quem tem que se render a um deus;
A certeza dos suicidas;
Que ao menos tem a coragem de dar cabo à própria vida;
Amo a vida!
Não amo o que fiz e tenho feito dessa minha vida;
Oh! Dúvida cruel!
Oh! Vida cruel!
Que me faz participar desse espetáculo, desse show;
No qual sou feito de palhaço;
Sem ao menos poder me despir do personagem;
Palhaço eterno;
Desse circo que quiçá, nunca há de se desmontar.
 MFS

Nenhum comentário:

Postar um comentário